domingo, 6 de março de 2011

Pensamento


São ciclos, acho eu. E por cada novo ciclo, temos quase sempre a escolha de poder fazer melhor. De corrigir. E a vida, para mim, é essa tentativa de melhoria constante. De estarmos melhor e termos um melhor espaço à nossa volta. Mas se nos focarmos excessivamente nesta procura constante, não temos tempo para aproveitar o que temos e que nos vão dando. As prioridades vão mudando conforme o que vale a pena continuar a procurar se vai definindo, assim como o que sabemos ter já encontrado. Não podemos considerar que tudo são variáveis. Ou arriscamo-nos a olhar para trás e apenas ver um monte de oportunidades não aproveitadas, por desenvolver. Para mim, o mais importante é a minha paz de espírito e ter a consciência tranquila. Se as tiver, tudo corre naturalmente e pacificamente bem.
Já percebi que se contrariar o meu instinto e fizer aquilo que a minha "vozinha interior" me aconselha, me sinto depois satisfeito genuinamente. Essa sensação de poder sobre os meus instintos faz-me crescer e sentir-me no controlo de mim. E esse sentimento é algo especial e grandioso. Como alguém que consegue, depois de uma luta, deixar de fumar, por exemplo. Essa sensação de controlo sobre o bicho em nós. Sentirmos que temos uma escolha sempre, em vez de simplesmente nos deixarmos guiar e ir. É dessa sensação que falo. Desse orgulho. Dessa força. Desse crescimento. É fazermos algo que julgamos antes não sermos capazes. Ultrapassarmo-nos.
Experimentem com tudo. Com a vossa vida no trabalho. Em casa com a família. com as vossas finanças. Vão perceber do que falo. Contrariarmos a nossa própria vontade é que é o mais difícil.

4 comentários:

  1. Os caminhos são sempre redondos. Como a vida. Círculos de ciclos. Redondos. Todos. A recta é ilusão que só existe no desenho. Desenganem-se os que vão por ali, com o traço definido de um caminho. Não há caminhos rectos. Há abismos que nos empurram para a vertigem do renascer...

    ; )
    X@u

    ResponderEliminar
  2. Sempre muito orgulhosa de TI, do TU, do meu amigo Nuno...
    Beijos e muita saudade,
    Irene

    ResponderEliminar
  3. A maior força que até hoje conheci,sem querer protagonismo mas sempre muito presente.
    Um exemplo para todas as gerações, se há dúvidas ousem me contrariar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Procram-se pessoas inteligentes e com sentido crítico para ajudar a dinamizar o movimento Zeitgeist na Madeira. Informa-te sobre este movimento que vai mudar a tua vida.

    Está na hora de abrir os olhos e acabar com esta sociedade de desigualdade, corrupção e sofrimento. A mudança é agora!

    ResponderEliminar