quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sou de cá

Palavras finais de "Beleza Americana". Reflexão do protagonista (Kevin Spacey):
“... há tanta beleza no mundo. Às vezes sinto que estou vendo tudo de uma só vez, e é muito, demais, meu coração enche-se como um balão prestes a rebentar... E então lembro -me de relaxar e parar de tentar segurar isto tudo. E então, a coisa flui através de mim como chuva e não posso deixar de sentir nada além de gratidão por cada momento de minha pequena e estúpida vida... “

Gostaria de ficar com a minha família e as pessoas que me são queridas para sempre mas, certamente, irei deixa-los. Gostaria de manter a minha bela casa para sempre, mas certamente irei deixa-la para trás. Gostaria de desfrutar de felicidade, riqueza e conforto para sempre, mas certamente perderei isso. Gostaria de manter esta excelente vida humana com suas liberdades para sempre, mas certamente morrerei. Gostaria de conhecer e reconhecer todos os recantos do nosso planeta mas, com certeza, não o conseguirei. Gostaria de estar com os meus queridos amigos para sempre, mas certamente iremos nos separar. Por isso, de que adianta esta luta contra as pessoas e contra a natureza?
Uma perda de tempo. Uma descarga inútil e inconsequente de energia. Sou parte dela e a minha passagem por cá, faz dela parte. Sou parte da natureza. Sou seu filho. De que me adianta querer controlar? Se é que existe algum controlo. Aprendi com o tempo e com a experiência (a minha) que tenho um papel a cumprir como parte da natureza. Como parte da fauna deste planeta. É a esse papel que me dedico mais. Cuidar da minha cria. Ajudar a minha “manada”. A que me aceitou e protegeu. A que me ensinou a subsistir assim. Com os outros. Em paz natural. E por aqui, poderia divagar horas e horas e linhas e linhas de texto mas deixo esta reflexão para outros posts.
Resta-me agradecer portanto aos chatos, que me fazem crescer e melhorar a capacidade de ter paciência. Aos violentos que me fazem querer com que cresça o meu espírito pacífico. Aos intolerantes porque fazem crescer em mim a tolerância. Aos que fazem o mal, pois aumentam em mim o querer fazer o bem. Aos inconsequentes, pois fazem-me reflectir. Aos bajuladores, que me fazem querer resistir. Aos conformistas que me fazem querer contrariar. E finalmente aos louros que me fazem querer ser moreno.

5 comentários:

  1. Coragem,determinação e perseverança, são qualidades que tens.
    E não és nemhuma personagens de ficção.
    A cada passo encontras uma barreira,isso é a realidade.
    Mas o teu humanismo,inconformismo,força,atitude
    fé,amor,ultrapassam tudo.
    E chegas sempre às margens calmas do rio.

    ResponderEliminar
  2. Que remédio tenho eu. Persistência e perseverança. Umas quantas doses de compreensão e de paciência. Umas de doses de elixir "sobreviva à impotência". Umas gotas de esperança.

    E isto tudo por causa do mais humano que há em mim.

    Inconformismo.

    ResponderEliminar
  3. E tens grandes amigos e uma enorme família!
    Beijinhos da Ti-tchia

    ResponderEliminar